2023/11/16

Apple adiciona RCS aos iPhones em 2024

A Apple cedeu finalmente e anunciou que irá passar a suportar as mensagens RCS nos iPhones no próximo ano (2024).

Depois de muitas campanhas, críticas, e de uma posição intransigente da Apple - em que até Tim Cook aconselhava todos a comprarem iPhones para poderem comunicar com as "bolhas azuis" em vez das "bolhas verdes" dos SMS tradicionais - eis que a Apple faz o anúncio surpresa de que irá passar a suportar as mensagens RCS.

Apesar deste suporte, a Apple continua a insistir que o seu iMessage é o sistema de mensagens preferencial, e mais seguro; fazendo antever que o RCS será tratado de forma idêntica à dos SMS actualmente, e diferenciada das mensagens entre iPhones. Ainda assim, o RCS por si só oferece toda uma série de vantagens face aos SMS, equiparando-se a um serviço de mensagens moderno, que pode funcionar via WiFi, com indicador de escrita e recepção, etc.

No entanto, esta é uma cedência da Apple que pode ser interpretada como sendo o seu plano de cumprir com as exigências europeias do DMA, já que parece ser cada mais provável que o iMessage vá ser classificado como Core Platform Service e, como tal, sujeito a toda uma série de exigências e requisitos, incluindo a interoperabilidade com serviços concorrentes. Este suporte do RCS não cumpre tecnicamente com esses requisitos (criar uma API para os concorrentes acedam ao iMessage), mas a Apple poderá alegar que sendo um serviço duplo, o suporte RCS já adicionará a parte da "interoperabilidade".

Veremos se a táctica conseguirá ludibriar os reguladores europeus, ou se já vem tarde demais para permitir manter o iMessage como serviço fechado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)