2023/11/13

OnePlus Open volta a dar uso a serviços do Facebook pré-instalados

Quem comprar um OnePlus Open irá descobrir que o seu smartphone vem com diversos serviços da Meta pré-instaladas, mesmo que não pretenda usar o Facebook, Instagram ou outras apps do grupo.

A situação faz recordar o que se passou em 2020, quando a OnePlus começou a pré-instalar apps e serviços do Facebook no OnePlus 8. O ponto mais crítico é que estas apps não podiam ser removidas pelos utilizadores, e podiam efectuar actualizações de forma independente da Play Store - mesmo para quem não quisesse usar essas apps. Apesar de dizer que isso era feito para melhorar a eficiência das apps, as críticas foram tantas que a OnePlus comprometeu-se a não fazer o mesmo no OnePlus 8T e seguintes, durante o "futuro previsível". Mas eis que parece ter chegado o futuro imprevisível e a OnePlus regressou ao mesmo.

O OnePlus Open não vem com as apps da Meta pré-instaladas, mas vem com diversos serviços Meta que não podem ser removidos: Meta App Installer, Meta App Manager, e Meta Services - exactamente os mesmos serviços que em 2022, mas com o nome actualizado de Facebook para Meta.
Estes serviços tem permissões para descarregar e instalar apps sem qualquer notificação para o utilizador - e será algo que seguramente não agradará quer aos utilizadores de apps da Meta que preferissem que essa gestão fosse feita unicamente pela Play Store, como - principalmente - para todos os utilizadores que nem sequer planeiam usar apps da Meta.

Em 2020 as críticas foram suficientes para a OnePlus mudar de opinião, veremos se em 2023 isso se voltará a repetir. O que é certo é que, por agora, a OnePlus só tem dado desculpas genéricas para tentar justificar a presença destes serviços como sendo um benefício para os utilizadores. Ainda estou a aguardar a explicação de como estes serviços beneficiam quem não quiser usar as referidas apps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)