Uma actualização automática da Google está a fazer com que alguns Google Home Mini deixem de funcionar.
A Google parece querer relembrar-nos que, quando se tratam de dispositivos ligados à cloud, não há qualquer garantia de que não possam deixar de funcionar a qualquer momento. O Google Home Mini teve enorme sucesso enquanto foi comercializado, de 2017 a 2021. Mas agora, alguns utilizadores têm acordado e descoberto que os seus Minis deixaram de funcionar sem qualquer explicação - suspeitando-se que tenha sido devido a uma actualização automática da Google.
Os utilizadores afectados referem que embora os Google Home Mini acendam as luzes no topo, não mostram qualquer actividade adicional, nem mesmo no caso de se fazer um hard reset. Alguns utilizadores dizem que os seus Mini voltaram a funcionar normalmente passados alguns dias ligados, mas muitos utilizadores continuam com produtos que agora se tornaram em pisa-papéis - e tratando-se de dispositivos já fora da garantia, não há muito que possam fazer.
Sendo que bem sabemos da existência de produtos com "obsolescência programada", concebidos para deixaremn de funcionar pouco tempo após terminar a garantia, não se pode deixar de pensar em como isso se torna extraordinariamente fácil em produtos ligados à cloud. Como este caso demonstra, a Google pode muito bem desactivar todos estes dispositivos, e dizer que vai "averiguar" o que se passa. Mesmo que não fosse por esta via, também pode a qualquer momento simplesmente anunciar que deixará de suportar os dispositivos, com efeito idêntico.
E para quem for apanhado num destes cenários, especialmente no caso de ter múltiplos Google Home Mini espalhados pela casa que agora se tornam relíquias não funcionais, certamente irá ter mais cuidado no futuro antes de abrir a carteira para comprar produtos dependentes da cloud.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)