2023/12/03

Amazon vai recorrer à SpaceX para lançar satélites Kuiper

A Amazon vai recorrer à SpaceX para lançar alguns dos satélites Kuiper para criar a sua rede satélite que pretende rivalizar com a Starlink.

Apesar da Amazon estar a desenvolver os seus próprios foguetes (via Blue Origin), as coisas parecem estar bastante atrasadas. Enquanto a SpaceX tem realizado lançamentos a cada poucas semanas, a Amazon ainda só lançou dois protótipos dos satélites Kuiper, embora diga que irá aumentar os lançamentos em breve - algo que nem acaba por ser uma opção sua, pois está contratualmente obrigada a ter um determinado número de satélites em órbita se não se quiser arriscar a perder a licença que tem para a criação da sua constelação de 3236 satélites.

Para isso, a Amazon diz já ter assegurado mais de 70 lançamentos de várias empresas (Arianespace, Blue Origin, United Launch Alliance - ULA), a que se somam agora mais três lançamentos via SpaceX; com a Amazon a frisar que as outras empresas representam a maioria dos lançamentos e que a SpaceX é usada apenas de forma complementar para para acelerar os seus planos.

Tendo em conta o custo dos lançamentos, bastante mais competitivo na SpaceX devido aos seus foguetes reutilizáveis, não seria surpresa se esta pequena encomenda inicial se viesse a expandir no futuro - a não ser que a Blue Origin consiga fazer avanços significativos a nível da capacidade de lançamentos orbitais.

Tendo em conta que a nova versão de satélites Starlink também tem capacidade de comunicação directa com smartphones no solo, será de imaginar que a Amazon também esteja a trabalhar 24/7 para adicionar capacidade idêntica à sua rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)