Esta caixa permitirá manter os filamentos de impressão 3D em boas condições durante muito mais tempo do que se estiverem expostos ao ar.
O projecto de hoje será do agrado dos que têm uma impressora 3D que utilizam ocasionalmente. O filamento 3D, que possibilita a materialização de objectos reais criados a partir de nada mais do que instruções digitais, tem a infeliz tendência de absorver a humidade do ar. Isso faz com que, em ambientes húmidos, ou passados algumas semanas ou meses "ao ar", se possam degradar e resultar em extrusores entupidos durante a impressão e consequentes peças arruinadas.
Esta caixa seca para filamento pode dar uma preciosa ajuda, permitindo ter até duas bobinas de filamento em ambiente de humidade reduzida.
O projecto é extremamente simples (não é necessário complicar desnecessariamente), na prática sendo apenas uma caixa estanque com gel de sílica para absorver a humidade e duas saídas para filamento. E pode ser simplificado ainda mais se quiserem dispensar o sensor e mostrador do nível de humidade, já que a caixa funcionará igualmente bem se ele - embora seja aconselhável, para se poder detectar alguma situação de perda de estanquidade que permita a entrada de humidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)