A TSMC já está a preparar chips com processo de fabrico de 1.4 nm para a Apple em 2027.
A TSMC ainda nem sequer iniciou a produção em volume de chips de 2 nm mas já está a preparar o passo seguinte, com chips fabricados num processo de 1.4 nm.
Actualmente, a TSMC tem produzido chips em tecnologia de 3nm para o chip A17 Pro da Apple usado nos iPhone 15 Pro. No próximo ano o A18 da Apple deverá manter-se nos 3nm mas usando um processo de fabrico melhorado (N3E vs N3B). Só em 2025 deveremos assistir ao salto para os 2 nm com o chip A19 a usar nos iPhone 17 Pro, e de igual modo mantendo-se os 2 nm em processo melhorado no ano seguinte com o A20 para os iPhone 18 Pro. E é a partir daí que as coisas se tornam (mais) interessantes.
Para o iPhone 19 Pro de 2027, a Apple deverá recorrer ao chip A21 que será produzido no processo A14 de 1.4 nm da TSMC.
Cada um destes saltos resulta em eficiência acrescida, permitindo maior desempenho e consumos mais reduzidos, e também permite acrescentar milhões de transístores adicionais para um chip da mesma área. Considerando-se toda a atenção dada ao processamento AI e ao hardware necessário para poder correr modelos complexos localmente sem dependência da cloud, é algo que certamente será aproveitado ao limite pelos fabricantes.
2023/12/14
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)