Pela primeira vez a Microsoft vai permitir que os consumidores usufruam do período de suporte expandido no Windows 10, desde que estejam dispostos a pagar pelas actualizações.
O Windows 10 vai-se aproximando da data de fim de suporte oficial, a 14 de Outubro de 2025. Mas, representando ainda uma percentagem significativa de utilizadores Windows, havia a expectativa da MS poder prolongar esse período de suporte. Só que a Microsoft tem outra ideia em mente.
A MS vai permitir que os consumidores possam continuar a ter acesso a actualizações de segurança para o Windows 10 depois dessa data, mas só se pagarem uma subscrição anual - de forma idêntica ao serviço de suporte expandido que até agora só estava disponível para as empresas através do programa ESU (Extended Security Updates).
Por agora não há informação quanto ao valor nem qual a longevidade destas actualizações, que a MS remete para mais tarde. No entanto, a não ser em casos bastante específicos, para a maioria dos consumidores será mais recomendável fazerem o upgrade para o Windows 11 e continuarem a ter acesso a actualizações sem necessidade de subscrições. Além disso, no caso de surgirem vulnerabilidades graves, é de crer que a MS seja "forçada" a disponibilizar actualizações para todos, tal como já aconteceu no passado (o Windows XP recebeu uma actualização de segurança em 2017, três anos após o fim do suporte extendido, para o proteger contra um ataque de ransomware em curso).
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)