O YouTube faz com que seja ligeiramente mais difícil saltar os anúncios, reduzindo o tamanho do botão "skip ads".
Parecendo estar em plena fase de Enshittification - o processo em que, depois de terem conseguido criar um produto ou serviço bem sucedido, as empresa começam a torná-lo cada vez pior para os utilizadores - o YouTube está a reduzir o tamanho do botão "skips ads", fazendo com que seja mais provável os utilizadores verem alguns segundos adicionais de publicidade.
Não é que o botão se tenha tornado diminuto ao ponto de ser quase impossível de clicar, mas ainda assim o novo botão representa uma redução para cerca de dois terços do tamanho do botão anterior. Felizmente, ao contrário dos botões quase transparentes que o YouTube chegou a testar, o botão que agora está a chegar aos utilizadores usa um fundo mais opaco que, pelo menos, o torna mais visível.
Tendo em conta a postura contra o uso de ad-blockers, um destes dias ainda vemos o YouTube a lançar uma subscrição adicional para se ter o privilégio de pode carregar no botão de passar à frente os anúncios.
2023/12/01
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mais uma vez, os prejudicados são os que cumprem as regras. Porque esse bloqueio de ad-blocks durou uma semana, na semana seguinte com u-block já bloqueava ads no YouTube.
ResponderEliminarOlá Carlos. Acho que se devia abordar as estratégias que a Google usa na publicidade do Gmail. Nomeadamente no posicionamento da publicidade que muda quando seleccionas os outros mails e mts vezes tens cliques acidentais.
ResponderEliminar