A Microsoft volta a dar uma prenda inesperada aos utilizadores, com a actualização KB5034441 a falhar devido a espaço insuficiente na partição de recuperação.
Os utilizadores Windows 10 que tentarem instalar a actualização de segurança KB5034441 arriscam-se a ser confrontados com o erro 0x80070643. A actualização deveria corrigir uma vulnerabilidade no BitLocker que possibilita o acesso aos dados encriptados, mas o problema é que a correcção é aplicada sobre a partição que contém o Windows Recovery Environment (WinRE), e esta não tem espaço suficiente para que a actualização seja aplicada.
Normalmente esta partição tem cerca de 500 MB - e mesmo nas instalações actuais, com 522 MB, continua a não ser espaço suficiente para a aplicação da actualização.
A solução, para quem se sentir confortável nestas coisas, passa por reduzir o tamanho da partição principal e expandir a partição de recuperação - sendo uma operação que convém sempre ser antecipada por um backup total, já que neste tipo de operações, embora seja provável que tudo corra bem, há sempre a possibilidade de algo correr incrivelmente mal.
Entretanto, a MS disponibilizou um script que dispensa a necessidade desta operação, usando uma técnica diferente para aplicar a actualização no WinRE. De qualquer forma, é sempre um mau sinal quando a MS lança uma actualização com uma falha desta magnitude, que deveria ter sido apanhada durante a fase de testes internos.
Lamentável.
ResponderEliminar