Tirando partido dos sistemas AI, a Google diz que podemos esperar grandes avanços na robótica ao longo deste ano.
Os robots já são usados exaustivamente na indústria e outros sectores, mas invariavelmente dedicando-se apenas a fazer tarefas repetitivas. O tipo de robot "mordomo" idealizado no século passado nunca se materializou, e continua a ser bastante desapontador ver robots a tentarem fazer qualquer tipo de tarefa doméstica que é considerada fácil por qualquer humano, mas que se torna incrivelmente complicada para um robot.
Com a ajuda dos sistemas AI, que facilitam o processo de compreensão do que se vê, a Google diz que podemos esperar avanços significativos; tal como a nível da compreensão dos comandos que forem dados pelo utilizadores.
Por agora os exemplos apresentados continuam a ser "ridículos", mas não se pode ignorar os avanços que também têm sido feitos pela Tesla no seu robot Optimus - que depois de um início ultra-ridículo (com uma pessoa vestida de robot) tem evoluído para níveis próximos daquilo que de melhor se faz na área.
Sem dúvida que irá ser interessante ver se os avanços nos robots humanóides poderão ir à boleia dos rápidos avanços nos sistemas AI.
2024/01/04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas eles tinham comprado a Boston Dynamics e depois venderam, será que agora estão a desenvolver os seus próprios robots (à semelhança da Tesla)?
ResponderEliminar