O Win11Debloat é um script que limpa o Windows 11 (e Windows 10) de apps pré-instaladas desnecessárias e desactiva o envio de dados.
Se acham ridículo que um Windows acabado de comprar venha com apps como o Candy Crush, Disney, Prime Video, Farmville, e muitas outras, não estão sozinhos. A isto juntam-se toda uma série de coisas que a MS não dá qualquer opção fácil de controlar, como o envio de dados de telemetria e diagnóstico, tracking de apps que se utiliza, ou publicidade que é apresentada. Felizmente, há quem também não aprecie estas coisas e tenha feito algo para as resolver.
O Win11Debloat é um script que remove todas essas apps que se podem considerar desnecessárias (e obsoletas, como o ZuneVideo, ou app Xbox antiga que já nem é suportada), desactiva a telemetria e envio de dados de tracking para a Microsoft, desactiva o Bing e serviços relacionados, e muitas outras coisas. Ainda faz algumas coisas simpáticas, como alinhar os icons na taskbar do Windows 11 à esquerda, e faz regressar o menu de contexto (botão direito) ao estilo do Windows 10.
Embora se tenha tido o cuidado das alterações não prejudicarem o comportamento normal do Windows, convém verificarem atentamente a lista de coisas que serão removidas e alteradas, para saberem exactamente com o que contar. Algumas delas são opcionais, e usando as opções avançadas poderão também escolher se as querem aplicar todas ou só algumas.
Se este script é recomendável para os utilizadores domésticos, ainda mais o é para utilização profissional, onde ainda faz menos sentido ter todo este lixo a ocupar espaço e a distrair.
2024/01/12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Finalmente, serviço público de excelência de regresso a esta casa.
ResponderEliminar🍻👍
Eu venho diariamente e sempre foi serviço público gratuito de excelência
EliminarCarlos, e nas atualizações não dá problemas? Quanto ao Candy Crush etc, não sei se mudou agora, mas a App NÃO vinha instalada, vinha o ícone e ao carregar pela primeira vez descarregava a app.
ResponderEliminarEles dizem que não, mas ainda não experimentei pessoalmente. Irei fazê-lo na próxima instalação que fizer de um Win11.
Eliminarcomo se compara ao utilitário winUtil do chrisTitusTech ?
ResponderEliminar