2024/01/11

Windows prepara suporte para USB de 80 Gbps e Copilot no login

A MS está a preparar o suporte para a versão mais recente do USB com velocidades de 80 Gbps, e de tornar o Copilot numa presença disponível logo no arranque.

O USB pode-se ter tornado numa salgalhada que é abusada pelos fabricantes e aturada pelos consumidores, mas a Microsoft já está a testar o suporte para o USB4 Version 2.0 apresentado em Setembro de 2022, também conhecido como USB4 Gen4 ou, mais facilmente perceptível, como USB 80 Gbps - permitindo, como este último nome indica, transferências de 80 Gbps que virão beneficiar monitores de maior resolução e frequência, SSDs externos, hubs USB, e outros.

Isto está a ser testado no Windows 11 Insider Preview Build 23615 mas, como se pode imaginar, também fica dependente de se ter um computador com capacidade para tal, como os equipados com chips Intel Core 14th Gen da série HX, como o Razer Blade 18.

A outra novidade está relacionada com a grande aposta da MS nos sistemas AI, tendo adicionado uma nova opção que permite abrir automaticamente a coluna lateral do Copilot no login em sistemas com ecrãs widescreen. Uma forma de assegurar que o Copilot fica literalmente sempre disponível e visível no ecrã desde o momento em que se entra no sistema. Penso que teria sido mais prático disponibilizar desde já a opção para abrir o Copilot sempre, independentemente do formato do ecrã (poderá haver quem tenha monitores 4:3 e também queira ter o Copilot sempre aberto), além da opção de isso ficar dependente do formato. Mas, é uma funcionalidade em desenvolvimento, pelo que poderá ser alterada até ao seu lançamento oficial.

O Copilot continua a ser uma excelente opção para se aceder a um assistente AI com competências do ChatGPT, e serviços adicionais que nem estão disponíveis para os utilizadores gratuitos do ChatGPT, como usar o GPT-4 e sistema de geração de imagens, de forma totalmente gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)