A Lamborghini criou o sistema AWC que permite alinhar cada roda de forma independente, ajustando-se às necessidades de cada momento durante a condução.
Se os sistemas de tracção e direcção às quatro já se tornaram relativamente comuns, há outro aspecto crítico nos pneus que continua a ser necessário ajustar manualmente e de forma que nunca fica realmente bem: o alinhamento das rodas. Isto porque o alinhamento ideal acaba por ser um compromisso, uma vez que o alinhamento ideal para circular a direito é diferente do que seria ideal enquanto se curva. E foi isso que a Lamborghini resolveu.
O Active Wheel Carrier da Lamborghini é um mecanismo que permite ajustar o alinhamento das rodas, de -6.6° a 6.6° de convergência / divergência, e de -5.5° a 2.5° de camber. E pode fazê-lo a velocidades de até 60° por segundo, o que significa que poderia ir de um extremo do alinhamento ao outro em fracções de segundo - se bem que, na prática, os ajustes acabem por ser instantâneos, porque apenas é necessário ajustar fracções de graus. Mas, esses pequenos ajustes acabam por ter impacto prático bastante maior, com o sistema a permitir poupar 4.8 segundos (!) por volta na pista de testes.
Por agora o AWC é apenas um protótipo. Mas tendo em conta os seus benefícios, não será de estranhar que num futuro não muito distante o possamos começar a ver a ser aplicado em carros hiperdesportivos, abrindo as portas para que mais tarde essa tecnologia possa chegar aos carros comuns, contribuindo para a segurança dinâmica do veículo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)