O versátil ESP32 serve de base para um alarme de movimento de tamanho ultra-compacto e capacidades que se poderão expandir no futuro.
Pode considerar-se que será um total exagero usar um ESP32 para criar um mero alarme que apita quando detecta movimento, mas tendo em conta que estamos a falar de componentes que custam poucos euros, é algo que se pode implementar sem grandes preocupações.
Um diminuto ESP32C3 serve de cérebro deste detector de movimentos compacto, acompanhado por um módulo com acelerómetros e giroscópio para a detecção do movimento propriamente dita, e por uma pequena bateria de 500/600 mAh). Quando activado o sistema, temos quatro segundos para o colocar na posição pretendida (por exemplo, colado a uma porta, janela, ou gaveta), sabendo-se que seremos alertados com alarme sonoro durante 10 segundos sempre que for detectado movimento.
Obviamente, tudo pode ser ajustado e modificado por cada um, para que melhor se adequae às suas necessidades. E graças a isso, tendo em conta que estamos a usar um poderoso ESP32 (com WiFi e tudo), as potencialidades multiplicam-se exponencialmente quanto ao que se pode fazer.
2024/02/24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)