2024/02/17

Tesla Model Y supera os 700 km de autonomia - com moderação do pé direito

O Tesla Model Y ultrapassou os 720 km num teste de autonomia real, demonstrando a alta eficiência que tem sido habitual na marca.

Oficialmente, a Tesla anuncia uma autonomia de 533 km para o Model Y Long Range no ciclo WLTP. Mas neste teste, trata-se de avaliar a autonomia dos veículos eléctricos circulando a uma velocidade controlada.

Claro que para atingir este valor de 728 km foi preciso circular a uma velocidade reduzida de 60 km, mas também será necessário ter em consideração que estavam uns abrasadores 38°C, que obrigaram que parte considerável da energia fosse para o sistema de climatização. Aumentando-se a velocidade para os 90 km, a autonomia desce para uns ainda respeitáveis 528 km, e só quando se carrega no pedal para os 130 km é que se começa a notar o peso da carga aerodinâmica, ficando-se pelos 334 km.

Se a temperatura estivesse nuns mais temperados 20°C, estima-se que os valores pudessem atingir os 914 km / 599 km / 360 km, respectivamente (60 km/h / 90 km/h / 130 km/h).
O Model Y foi o carro mais vendido na Europa em 2023, sendo o primeiro carro eléctrico a conseguir esse feito.

Apesar de ter tudo para continuar a ser um dos preferidos do público, vai certamente ser penalizado por não receber a actualização que foi feita nos Model 3 Highland, sendo algo que a Tesla deverá adiar para o próximo ano (ou até mais tarde). Mas, quer se opte por um Model Y ou um Model 3 renovado, sem dúvida que os compradores não terão motivos de queixa.

7 comentários:

  1. Com o meu diesel a 100 faço 1000km mas se andar a 80km faço bem mais, mas se andar a 140 já só faço uns 800...
    Ou seja a Tesla faz notícia onde não é notícia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho dois a diesel e um eléctrico, obviamente prefiro o eléctrico, certamente tem falta de experiência!

      Eliminar
  2. Querem que no futuro por eles idealizado para o gado, (mais parecido com os povos que viviam em cavernas), só haja carros a pilhas (não apregoam é que será só para alguns).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os primeiros carros a combustão também só estavam ao alcance de alguns! Quando a tecnologia estiver amadurecida e masificada também chegará a tua vez.

      Eliminar
    2. Eu não entendo quem compra carros elétricos são uma fraude em todos os tipos os carros híbridos são a solução ideal

      Eliminar
  3. Já imagino os camiões a apitar para quererem ultrapassar 😅

    ResponderEliminar
  4. São valores muito interessantes para uma tecnologia em desenvolvimento. Esperam-se melhorias significativas na próxima década, bem como uma redução do preço dos veículos.

    ResponderEliminar