Para quem tem que lidar com ferramentas eléctricas e está farto dos saltos violentos no arranque, é extremamente fácil dar-lhes um arranque suave.
Muitos fabricantes já implementaram sistemas de arranque suave nas suas ferramentas. Nos casos em que tal não acontece, e se estão fartos de lidar com os violentos solavancos durante o arranque (que também resultam em desgaste acrescido e possíveis problemas na instalação eléctrica) é bastante simples resolver o problema.
Este projecto mostra-nos como é extremamente fácil aplicar um arranque suave em ferramentas como serras eléctricas (e outras), usando apenas um pequeno e económico limitador inicial de corrente que trata de fazer o arranque progressivo e gradual.
As diferenças são imediatamente visíveis, acabando com os "saltos" das ferramentas, e também evitando picos de energia que em certos casos podem fazer disparar os disjuntores de protecção.
Como vantagem adicional, a alteração nem sequer obriga a fazer qualquer modificação permanente da ferramenta, permitindo reverter ao estado original se por algum motivo isso for necessário.
2024/03/16
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)