2024/03/23

ChargeGuru Zeplug facilita carregamento de veículos eléctricos em condomínios e empresas

A ChargeGuru lança em Portugal o seu serviço Zeplug, que tem como principal objectivo ser a solução de carregamento eléctrico que permite ultrapassar os obstáculos existentes nas garagens partilhadas, quer em condomínios, quer em empresas.

A ChargeGuru é a primeira empresa em Portugal a oferecer a instalação de uma infraestrutura de carregamento eléctrico sem qualquer custo para os condomínios, bem como uma solução integrada, desde a gestão da facturação mensal da electricidade à manutenção e suporte técnico através do serviço Zeplug.

Com a instalação de um contador independente, apenas os proprietários de carros eléctricos fazem o pagamento mensal, garantindo a segurança e escalabilidade do serviço permitindo a cada utilizador instalar um ponto de carregamento de forma simples e económica, comprando ou alugando o carregador. Para além disso, o serviço garante sempre electricidade de fontes renováveis, uma vez que a empresa recorre apenas a fornecedores de energia certificados e limpos.

Na Europa, o Zeplug foi escolhido por grandes fabricantes de automóveis como a BMW, Tesla, Renault, Grupo Volkswagen, Volvo e Jaguar Land Rover e trabalha com mais de 200 empresas gestoras de condomínios. A ChargeGuru já assinou os primeiros acordos para instalação do serviço Zeplug em Portugal. Em 2022 angariou 240 milhões de euros com um fundo de investimento (ICG), que permitirão instalar em mais de 2 mil edifícios nos próximos três anos e contribuir para a descarbonização da mobilidade.

Características do serviço Zeplug:
  • Gratuito para os condomínios: todo o investimento implícito na instalação da infraestrutura partilhada é suportado pela ChargeGuru.
  • Simples: os proprietários e gestores imobiliários delegam todo o processo à ChargeGuru, que se encarrega da documentação, instalação, facturação, gestão do consumo da electricidade, manutenção, etc.
  • Justo: todos os utilizadores do serviço de carregamento pagam o mesmo e os restantes condóminos, que não utilizam este serviço, não pagam nada. Além disso, o consumo de electricidade, será cobrado com base no consumo real (pagamento por utilização).
  • Flexível: os utilizadores podem escolher entre comprar ou alugar o seu ponto de carregamento. Ambas as opções incluem electricidade 100% renovável, manutenção, assistência técnica e uma garantia de 3 anos ou durante o período de permanência para o ponto de carregamento.
  • Estruturado: A infraestrutura será implementada de forma coerente pela ChargeGuru em todo o edifício, garantindo a segurança e a qualidade da mesma.
  • Escalável: a ChargeGuru compromete-se com o acréscimo de pontos de carregamento à medida que forem solicitados.
  • Seguro: Todas as instalações são realizadas por electricistas certificados e cumprem todos os regulamentos aplicáveis. A ChargeGuru encarrega-se de assegurar a instalação.
  • Valoriza o edifício: ter uma solução de carregamento colectiva de veículos eléctricos no estacionamento aumenta o valor da fracção e consequentemente do edifício.
O serviço Zeplug foi concebido para edifícios existentes que, devido à sua antiguidade, não estão tecnicamente preparados para colocar um carregador em todos os lugares de estacionamento. A ChargeGuru, como proprietária da infraestrutura, assume a responsabilidade pela sua instalação, segurança, certificação e manutenção.

A ChargeGuru opera em oito países europeus e tem uma forte presença local em cada um deles, especializando-se em soluções de carregamento para particulares e empresas. Com mais de 500 instaladores em toda a Europa, é a rede número um na UE, oferecendo serviços dedicados e personalizáveis. Opera em França desde 2014 e em Portugal e Espanha desde 2018, impulsionando a transição energética para todos, simplificando o carregamento em casas multifamiliares e edifícios de escritórios.

[Pela Estrada Fora]

2 comentários:

  1. Como a ChargeGuru faz para superar a capacidade de potência instalada/fornecida pelo operador, para um condomínio de por exemplo 48 fogos/lugares de estacionamento?

    ResponderEliminar
  2. Acredito que devem tentar aumentar a potência ao máximo possível no local e depois utilizar um balançeador de carga para gerir os carregamento simultaneos de modo a nunca ultrapassar a disponibilidade de potencia.

    ResponderEliminar