2024/03/22

Cybertruck está preparado para carregamento wireless

Foram descobertas fichas no Cybertruck que revelam que a Tesla o preparou para suportar carregamentos wireless.

Depois de alguns anos sem referências aos carregamentos wireless nos carros, a Tesla parece estar a prestes a anunciar novidades nessa área. Em Dezembro surgiram rumores de que a Tesla estava a trabalhar num carregador wireless, e agora isso ganha credibilidade acrescida ao se ter descoberto que o Cybertruck tem uma ficha que refere especificamente uma ligação a um carregador indutivo.

Ou seja, o Cybertruck, tal como está, não suporta carregamentos sem fios, mas poderá estar preparado para acomodar uma placa opcional instalada na parte inferior do veículo para lhe dar essa capacidade.
Como referimos na notícia anterior, o maior problema destes sistemas será a (perda de) eficiência. No entanto, há relatos de que alguns sistemas podem obter eficiências superiores a 90%, o que já evitaria a questão dos potencias desperdícios de quando se fala de carregamentos wireless com eficiências de 50% ou 60% - e que, ao contrário do carregamento de um smartphone, num automóvel eléctrico representaria milhares de watts desperdiçados em cada carregamento.

Se a Tesla já adicionou uma ficha específica para isto no Cybertruck, é porque planeia fazer alguma coisa com ela num futuro não muito distante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)