2024/03/21

Williams Racing usava Excel para gerir carro de F1

Na Williams, a "piada" de que o Excel serve para tudo era mesmo uma realidade.

As folhas de cálculo são ferramentas super-poderosas, e não faltam exemplos de como por vezes podem ser usadas para coisas mais complexas do que se poderia imaginar (como correr o modelo AI GPT-2 no Excel); mas infelizmente também há a tendência de muitas vezes serem usadas para tudo, até para coisas que não seriam as mais adequadas. Foi isso mesmo que descobriu o novo team manager da Williams, quando descobriu que a equipa estava a usar Excel para gerir a construção dos seus carros de F1.

A equipa usava uma folha para tentar acompanhar mais de 20 mil peças individuais de cada carro, mas estando dependente de muitas actualizações manuais para indicar o estado actual, e nem sequer incluindo dados críticos como o custo das peças e tempo necessário para a sua produção. O resultado era um verdadeiro pesadelo, que teve impacto real no desempenho da equipa, tendo falhado a pré-epoca de testes de 2019. Mas antes que se critique demasiado a Williams, em 2017 também a equipa F1 da Renault estava dependente de uma folha de Excel com 77 mil linhas.

Poderá ser simplesmente o fenómeno de "para quem só sabe usar um martelo, todos os problemas parecem um prego", neste caso aplicado à facilidade de utilização das folhas de cálculo - e depois de se começar a utilizá-las, pensar que poderão ser a solução para tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)