2024/04/22

Google Chat fala com Slack e Teams

Os utilizadores do Google Chat poderão falar com utilizadores do Slack e MS Teams, mas o processo não é simples nem gratuito.

É sempre positivo ver serviços de mensagens a abrir as portas à integração com outros serviços, embora neste caso isso possa ser visto como o reconhecimento da Google de todas as asneiras que fez no passado (com o Chat original, Hangouts, etc.) e uma forma de tentar evitar que mais utilizadores digam adeus definitivo ao Google Chat.

O Google Chat passa a poder interagir com utilizadores do Slack e Teams, algo que tinha estado a ser testado com um número muito reduzido de pessoas mas que agora passa a ser disponibilizado oficialmente.
O maior problema é que não se trata de uma integração directa, o que obriga os utilizadores do Google Chat a instalar e configurar uma app adicional chamada Mio, que ainda por cima obriga a licenciamento adicional por utilizador por mês.

O resultado é uma integração total, permitindo o envio de mensagens, ficheiros, e até suportando as práticas "reacções" nas mensagens. Mas, acaba por obrigar as empresas a pagar por algo que deveria ser disponibilizado de forma gratuita. Senão, pouco incentivo há a que estas empresas não optem por usar directamente os serviços referidos, deixando de usar o Google Chat.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)