2024/04/08

Google melhora compressão JPEG

A Google mudou de táctica quanto a poupar o espaço nas imagens, criando o Jpegli para melhorar a compressão e qualidade das imagens JPEG.

Apesar de ter criado o formato WebP mais moderno e eficiente, que promete compressão e qualidade muito acima dos JPEG tradicionais, a Google parece ter finalmente reconhecido que não é fácil fazer com que um novo formato tire o lugar aos formatos implantados há anos. Por isso, a Google está a seguir o exemplo da Mozilla quando lançou o Mozjpeg, criando uma compressão mais eficiente mas que se mantém compatível com o formato JPEG.

Com o Jpegli a Google aproveita sistemas mais modernos que tentam manter detalhes nas zonas mais importantes da imagem e reduzir detalhes nas zonas menos importantes, e que diz que podem poupar cerca de 35% no tamanho face aos JPEGs actuais, mantendo o nível de qualidade aparente.
Uma poupança de 35% é significativa, tanto para os utilizadores que mantenham centenas de gigabytes de fotos nos seus computadores ou smartphones, como também potenciará a poupança de petabytes de dados nas comunicações na internet, onde as imagens são frequentemente o elemento mais gastador nas páginas web (com excepção dos vídeos).

O Jpegli está disponível no Github, e se for tão bom como a Google promete, certamente irá ser adoptado rapidamente, com a vantagem de que os utilizadores finais não precisarão fazer qualquer actualização para poderem continuar a ver estes JPEGs.

2 comentários:

  1. O mais interessante é que permite usar 10+bit de cor por canal e manter a compatibilidade com os descodificadores JPG existentes (neste caso interpretando apenas 8bit). Falta juntar o Ultra HDR e fica um super JPG capaz de agradar os ecrãns HDR e muita gente.. Será que as máquinas fotográficas vão conseguir usar esta compressão com uma atualização de firmware? talvez a maior parte não consiga tirar partido máximo mas pelo menos o Gama Map do Ultra HDR já era uma melhoria, e os smartphones certamente irão conseguir registar tudo com mais detalhe e registar num ficheiro que continua a ser diretamente partilhável e legível por qualquer aplicação existente.

    ResponderEliminar
  2. BTW os Google Pixel já registam os JPG's com o formato Ultra HDR que tem um gama map embutido nos meta dados, e quem quiser experimentar pode instalar um dois ultimos GCam mods por ex. o AGC 9.2 que tbm já regista os JPG's em Ultra HDR, apesar de depois se estiver a ver num equipamento antigo só vai ver o JPG normal, mas nos Pixel 7, e 8 e Galaxy S24 já faz uso do HDR com alteração do brilho do ecrã de acordo usando uma funcionalidade nova no Android 14 (SDR Dimming)... Só é pena a Samsung ter-se "esquecido" de implementar esta funcionalidade no update One UI 6.1 do S23Ultra... (apesar de se conseguir captar JPG em Ultra HDR no S23 Ultra com o AGC 9.2 - aperace nos detalhes da foto no Google Photos) BTW este Ultra HDR no S24 chama-se Super HDR, não sei se é exatamente a mesma coisa mas penso que é compativel.

    ResponderEliminar