2024/04/24

Mercedes apresenta G-Class eléctrico

O icónico jipe "quadradão" da Mercedes, o Classe G, ganha uma versão 100% eléctrica.

Acompanhando os tempos, a Mercedes criou uma versão 100% eléctrica do seu jipe G, mas que mantém todos os atributos que têm permitido a este modelo superar as décadas sem grandes alterações visuais.

O Classe G eléctrico vem com quatro motores eléctricos com potência total de 432 kW, e um monstruoso binário de 1164 Nm. O chassis mantém as capacidades todo-o-terreno que os fãs poderão apreciar (mesmo se poucos o deverão levar para fora da estrada), e a sua bateria de 116 kWh conta com uma placa de protecção de material compósito na parte inferior do veículo, com 26 mm de espessura, para assegurar que resiste a abusos extremos. Tendo em conta o seu design pouco aerodinâmico e peso, a autonomia anunciada é de 473 km (WLTP). Ainda assim, acelera de 0 a 100 km/h em apeans 4.7 segundos, e tem velocidade máxima limitada electronicamente a 180 km/h.
Com os seus quatro motores, o EQG / G 580 também consegue rodar sobre si mesmo para girar 360°, naquilo que a Mercedes chama G-Turn, mas só em terra / gravilha / neve; e disponibiliza vários modos optimizados para todo terreno, para superar obstáculos a baixa velocidade. Por outro lado, a Mercedes não consegue evitar os toques de nostalgia, disponibilizando o som G-Roar que evoca o ruído de um motor V8.
Infelizmente, este é um dos casos em que a electrificação e simplificação mecânica não se traduz em vantagem económica para os clientes no momento da aquisição. O EQG vai ter preço base a começar nos 142 mil euros (mais caro que as versões a combustível) com a versão de lançamento a ir para os 192 mil euros.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)