A Meta vai disponibilizar o Horizon OS para óculos VR/XR além dos seus próprios Quest.
Embora os óculos Vision Pro da Apple não pareçam estar a ter qualquer efeito significativo no sector (como de resto já se antecipava tendo em conta o seu preço ultra-elevado), a Meta contra-ataca com uma jogada estratégia de longo prazo. Em vez de manter o seu sistema Horizon OS exclusivo para os seus óculos Quest, vai disponibilizá-lo como sistema aberto para poder ser usado por outros fabricantes, como a Lenovo, Asus, e até Xbox (dando acesso aos jogos Xbox Cloud).
Com isto, a Meta prepara-se para ficar em posição privilegiada a nível do ecossistema VR/XR, ao estilo do que o iOS e Android têm feito nos smartphones e tablets, e não permitindo que a Apple chegue ao mercado sem "concorrência".
A grande perdedora acaba por ser a Google, que no passado esteve em posição em destaque nesta área, mas que parece ter perdido todo o interesse. É bem provável que nos próximos anos venha a reverter a sua posição e volte a apostar nos sistemas VR, mas por essa altura arrisca-se a poder já ter perdido a oportunidade e ter permitido que a Meta se tornasse no "Android para VR".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)