2024/04/14

Portugal com novo recorde de electricidade a preço negativo

Apenas dez dias após se ter tido electricidade a preço negativo em Portugal, temos novo recorde com preço ainda mais reduzido.

No início de Abril tivemos a boa notícia de, pela primeira vez, se ter tido electricidade a preço negativo no nosso país. O valor era meramente simbólico, cifrando-se num timído cêntimo negativo, mas que parece ter aberto as portas para valores mais substanciais.

Desta vez, temos electricidade a preço de -0.63 euros por MWh, que apesar de ficar aquém do preço de -1 euro conseguido em Espanha, não deixa de ser um excelente indicador para o futuro.
Com o mercado de energia a ser cada vez mais dinâmico, resta esperar que os fornecedores de energia também se consigam ajustar de modo a fazer chegar o verdadeiro custo da energia aos consumidores - sabendo-se que, de qualquer forma, já asseguram o seu rendimento fixo por conta das "potências contratadas", e taxas de acesso, e todos os demais elementos que integram a conta da "electricidade" ao final do mês.

Coincidência ou não, a EDP Comercial tem estado a informar os clientes de que irá baixar em 10% a componente "Energia e Estrutura Comercial" a partir de 1 de Junho. Medida que provavelmente mais se deverá ao número de clientes que se tem mudado para outros operadores.

1 comentário:

  1. Então isso não quer dizer que também deviam ter horas de vazio também de dia durante a semana?
    Como é que o gráfico vai até dia 15 às 22h e foi publicado dia 15 ao meio dia?

    ResponderEliminar