2024/04/07

Super-fábrica da Xiaomi fabrica um SU7 a cada 76 segundos

A Xiaomi deixou espreitar o que se passa na sua super-fábrica onde produz o seu automóvel SU7.

Ao estilo da Tesla com as suas Gigafactory, também a Xiaomi apostou numa fábrica imensamente automatizada que trata do processo de produção do seu primeiro modelo automóvel, o SU7 que lançou no mercado com preço ultra-concorrencial de 28 mil euros.

As semelhanças com as Gigafactory são muitas, passando pelo sistema de moldagem que permite criar secções completas do chassis, mas não seria esperar de outra coisa num mercado onde os fabricantes continuamente se "inspiram" nos concorrentes para optimizar os seus próprios veículos e processos produtivos.

O maior problema é que, com mais de 100 mil carros já encomendados, mesmo ao ritmo de produção de um automóvel a cada 76 segundos, irá demorar vários meses até que a Xiaomi consiga dar resposta à procura (e isto sem considerar as novas encomendas que forem sendo feitas).



Entretanto, também vão surgindo as primeiras reviews do SU7, que têm sido bastante positivas, e com testes de autonomia que atingem os 634 km em circunstâncias reais.

2 comentários:

  1. Isto não será perigoso ter tudo assim robotizado? Parece-me perfeitamente viável a skynet apoderar-se das máquinas e começar a fabricar daqueles robôs que disparam lasers e tal. Tou a avisar!

    ResponderEliminar
  2. @Mori, é só entregar IA a toda esta panóplia de máquinas!

    ResponderEliminar