2024/04/14

Táxi autónomo da Waymo fica encravado em parque sem saída

Um táxi autónomo da Waymo ficou encravado num parque e obrigou à intervenção de um condutor humano.

Demonstrando as muitas dificuldades que os veículos autónomos têm que enfrentar no mundo real, eis um vídeo que demonstra como a Waymo lida com situações inesperadas que o carro não consegue resolver.

Apesar da Waymo ter dos mais avançados veículos autónomos nas estradas, desta vez toda a sua tecnologia foi incapaz de lidar com um cenário complicado de um parque em que o caminho de saída tinha uma barreira fechada e a única via de circulação aberta era uma entrada para o parque de sentido único. O carro deu várias voltas ao parque até que o passageiro requisitou assistência remota, que enviou uma "equipa de desenrasque" com um condutor humano - tudo isto perante o olhar reprovador do encarregado do parque.


Sim, é certo que é um cenário complicado, que poderia ter sido resolvido facilmente ao se ter apanhado o táxi da Waymo fora do parque. Mas, não deixa de ser um exemplo que demonstra os casos com que estes sistemas têm que lidar no mundo real. Poderia tratar-se de um cliente com mobilidade reduzida que tivesse que ser recolhido exactamente neste local, ou outro local que apresentasse obstáculos idênticos.

Só fiquei admirado por a Waymo não assumir o controlo do veículo de forma remota, evitando a necessidade de enviar um condutor humano fisicamente até ao local. Mas isso pode também ser devido às exigências legais para operar estes serviços de táxis autónomos.

1 comentário:

  1. Provavelmente o streaming tem algum delay e pode ter falhas de rede que impede de condução remota 100% fiavel, ou então é mesmo só uma questão de responsabilidade em caso de acidente e como dizes a lesgilação não prevê.

    ResponderEliminar