2024/04/26

TSMC anuncia chips de 1.6nm para 2026

A TSMC não dá tréguas e revelou um novo processo de fabrico de chips que possibilita chips de 1.6nm para o final de 2026.

A redução do tamanho nos chips não dá sinais de abrandar, estando agora em níveis que há alguns anos se pensaria serem "impossíveis". Com cada redução do tamanho chegam ganhos a nível de desempenho e eficiência, e são esses os pontos de destaque que a TSMC indica para este novo processo.

Com este processo A16 de 1.6nm, a TSMC refere que será possível ter uma melhoria de desempenho de 10% usando a mesma tensão, ou reduzir o consumo em 20% para a mesma frequência. Permite também adicionar até 10% mais transístores na mesma área, relativamente aos processos actuais de 2nm. Outra das novidades é o sistema de fornecimento de energia, pela parte "traseira" do chip. Tudo melhorias que serão extremamente apreciadas, especialmente numa altura em que se vão preparando os chips com hardware extra para acelerar o processamento de funções AI que se têm tornado cada vez mais indispensáveis.
A TSMC diz planeia iniciar a produção de chips de 1.6nm no segundo semestre de 2026, com os primeiros produtos com esta tecnologia a deverem chegar ao mercado em 2027.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)