2024/05/17

Notícias do dia

Twitter passa a X; Thunderbolt Share vai facilitar ligação de dois computadores, funcionando até como KVM; iOS 18 com eye tracking, atalhos por voz e anti-enjoo; iPad Pro OLED com mais ajuste de ângulos na capa magnética; e Android reforça protecções anti-roubo, incluindo a detecção de alguém que agarre um smartphone e fuja a correr.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Google Wallet vai suportar cartões genéricos

A Google vai finalmente actualizar a sua Google Wallet de modo a acomodar cartões tradicionais. Até agora o Google Wallet apenas permitia adicionar cartões e bilhetes digitais que tivessem um QR Code compatível, fazendo com que os utilizadores tivessem que manter na carteira física coisas como cartões de fidelização de lojas, cartões de ginásio, bilhetes de eventos, e outros - ou, quando possível, tirar-lhes uma foto e mantendo-os noutro local, obrigando a essa gestão adicional.

Mas, os utilizadores poderão em breve adicionar todo o tipo de cartões ao Google Wallet, o que simplificará o processo de manter estes items todos no mesmo local e com mais fácil acesso. Era algo que a Google deveria ter implementado logo desde o início da Google Wallet, mas que mais vale ter chegado tarde do que nunca.


TikTok testa vídeos de 60 minutos

O TikTok está a testar vídeos de 60 minutos, com o objetivo de competir diretamente com o YouTube. Atualmente, esta funcionalidade está disponível apenas para um grupo limitado de utilizadores em certas regiões, sem revelar se/quando será expandida. A empresa refere que muitos criadores desejam mais tempo para conteúdos detalhados, como demonstrações de culinária, tutoriais de beleza e aulas educativas, que actualmente têm ficado limitadas pelo tempo máximo dos vídeos actuais.

A nova funcionalidade também pode alterar a forma como as redes de TV utilizam o TikTok. O ano passado, a Peacock dividiu o primeiro episódio de "Killing It" em cinco partes para poder exibi-lo no TikTok. Com uploads de 60 minutos as redes poderiam publicar episódios completos sem terem que recorrer a esse tipo de coisas. O TikTok tem vindo a melhorar a experiência de visualização para conteúdos mais longos, testando funcionalidades como o modo de ecrã inteiro horizontal, podendo tornar-se numa alternativa real ao YouTube (que tem seguido o caminho inverso, de apostar nos Shorts com vídeos verticais de curta duracção).


Google não vai lançar Chrome OS em Android

Depois de ter demonstrado um smartphone Pixel a correr ChromeOS, a Google veio esclarecer que foi apenas uma demonstração técnica e que não deve ser vista como qualquer indicação de que existe essa intenção. O objectivo era apenas mostrar como o sistema de virtualização do Android possibilita correr todo o tipo de coisas num ambiente seguro e isolado, tendo sido escolhido o Chrome OS.

No entanto, a porta não fica totalmente fechada, com Sameer Samat, presidente da divisão Android Ecosystem, a dizer que nunca se sabe o que o futuro irá trazer, e que muitos projectos na Google que começaram com "brincadeiras" deste tipo e depois evoluem para coisas sérias. (Infelizmente também sabemos a longa tradição da Google em matar serviços e projectos, mesmo quando vão contra os desejos dos utilizadores - cof, cof, Google Reader!)


Apple patenteia nova ficha

Apesar de ter sido obrigada a usar a ficha USB-C nos iPhones (depois de o ter feito por iniciativa própria, anos antes, nos iPads) a Apple não pára de criar fichas proprietárias. Uma patente revela uma nova ficha, ao estilo da ficha Lightning mas de formato curvo, e com capacidade de poder ser bloqueada fisicamente para evitar ser removida acidentalmente.

Não podendo ser aplicada em iPhones e iPads, o mais lógico parece ser uma ficha destinada a ser usada em futuras versões dos seus óculos Vision Pro ou wearables, em que se possa tirar partido do seu sistema de fecho para dispensar a necessidade de outros sistemas tradicionais de fecho / fixação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora sem expressão em Portugal, o sistema de rádio digital DAB começou por ser usado de forma experimental na Europa na década de 80, com o primeiro canal oficial - a NRK Klassik noruguesa - a iniciar operações a 1 de Junho de 1995.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)