2024/05/29

Porsche 911 passa a híbrido

A Porsche apresentou a mais recente geração do icónico Porsche 911, que pela primeira vez adopta uma configuração híbrida.

Ao contrário de algumas marcas, a Porsche não tem fechado os olhos aos modelos eléctricos, tendo até recentemente acelerado o lançamento do Cayman eléctrico que complementa o novo Taycan. No entanto, no 911 a Porsche optou por não ser apressada a mexer no modelo mais apreciado pelos fãs históricos da marca, dizendo que só faria alterações quando a tecnologia tivesse no ponto que considerasse ser o adequado.

Pois bem, esse ponto chegou. A par de um novo motor que cresce dos 3.0l para os 3.6l, o novo 911 de 2025 conta com um motor eléctrico integrado na caixa de velocidades. Apesar de ser um motor modesto com apenas 40 kW e 150 Nm, é mais que suficiente para a sua missão de ajudar o motor a combustão nos momentos em que seja mais necessário - e actuando também como gerador para recuperação de energia. A Porsche adicionou ainda uma segunda unidade, ao estilo do MGU-H nos carros de F1, no turbo, podendo assistir o turbo para criar pressão mais rapidamente, ou também funcionando como gerador para recuperar energia.
Não se espere, no entanto, conduzir o carro em modo 100% eléctrico. O 911 tem uma bateria de apenas 1.9 kWh (com tamanho idêntico a uma bateria de 12 V convencional, mas sendo de 400 V) com a bateria tradicional de 12 V a ser substituída por uma bateria Li-ion mais compacta.

Este modelo perde também os raramente utilizáveis bancos traseiros, embora seja possível mantê-los como uma das muitas opções disponibilizadas pela marca. E no painel de instrumentos, temos o sistema mais recente com ecrã curvo de grandes dimensões, como usado no Taycan e Panamera.

Como é tradição, o novo 911 chega em versões com tracção traseira e tracção integral, e tendo também versões Cabriolet e Targa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)