2024/05/13

Satélites Starlink já dão lucro à SpaceX

Em menos de cinco anos, o megalómano projecto de lançar milhares de satélites Starlink já se tornou num negócio rentável para a SpaceX.

Segundo uma análise da empresa Quilty Space, o serviço Starlink já irá resultar num lucro de 600 milhões de dólares para a SpaceX este ano. Um resultado que torna este projecto da SpaceX num serviço auto-sustentável e que facilitará ainda mais a sua expansão nos próximos anos.

Estima-se que este ano o serviço Starlink gerará 6.6 mil milhões de dólares (mais do que os 4.1 mil milhões de dólares da SES e Intelsat, os dois maiores operadores de serviços de satélite) e que resultará num lucro líquido de cerca de 600 milhões. Uma passagem aos lucros que acontece muito mais cedo do que era esperado, e que valida a estratégia da SpaceX e as grandes vantagens de controlar todos os aspectos, do desenvolvimento e produção dos satélites ao seu lançamento para o espaço - que tem feito a velocidade imbatível: já tendo lançado perto de 6 mil satélites, com mais de 5200 activos actualmente.

Este ritmo acelerará ainda mais com a entrada em serviço da Starship, com maior capacidade de carga, e que se torna numa peça chave essencial para lançar a mais recente geração de satélites Starlink com capacidade Directo to Cell para ligação directa aos smartphones no solo sem necessidade de hardware especial.

Actualmente, a SpaceX está a disponibilizar o serviço Starlink em Portugal com uma mensalidade de 40 euros e custo inicial da antena de 225 euros.

3 comentários:

  1. Muuuuitas dúvidas sobres estes números.

    ResponderEliminar
  2. Creio nao haver razao para duvidar... internet de alta velocidade a valores acessiveis em qq parte do mundo? Imgine que vive numa casa rural no meio de um monte... a starlink é indiscutivelmente a melhor oferta. Imagine agora quantas casas no monta ha por ai... e mais: em muitas areas a internet sa starlink é melhor e mais barata que a maioria ďas ofertas de outros operadores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, mas isso não conta para nada nas minhas dúvidas que são da área financeira. Ia-me alongar muito a explicar pq.

      Eliminar