Nos EUA, uma criança com menos de 2 anos ficou presa dentro de um Model Y sem bateria, com a sua avó a ter que chamar os bombeiros para arrombar o carro.
Não é a primeira vez, nem será a última, que se vê uma notícia de como as altas tecnologias podem ter efeitos adversos; e neste caso, também potenciadas pelo facto de se tratar de um Tesla. Neste caso a crítica é a de como o carro não tem nenhum sistema que permite a abertura de portas do exterior quando fica sem a bateria de baixa tensão (12V) que opera o trinco das portas. Mas rapidamente se vê que esse não é realmente o problema.
Um carro eléctrico ficar em bateria é uma eventualidade a que se pode ficar sujeito, tal como num carro a combustão é possível ficar-se sem combustível (e também sem bateria). A Tesla tem portas de actualização eléctrica, e tem um sistema de abertura mecânico de backup para essa eventualidade. Mas esse sistema só pode ser acedido a partir do interior do veículo, e necessita que os ocupantes tenham conhecimento dele (algo que não poderia ser feito por um bebé ou criança desta idade).
Facilmente se pode equiparar o caso a um carro convencional, totalmente mecânico, que fosse trancado com a chave no interior, e que também teria que ser arrombado. E para os que criticam a Tesla dizendo que deveria ter um sistema de abertura acessível do exterior, facilmente se pode imaginar como isso resultaria, com todos os amigos do alheio a agradecerem à Tesla uma forma fácil de aceder ao interior do veículo.
2024/06/24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O meu carro permite destrancar as portas com uma chave a partir do exterior.
ResponderEliminarNão, não está à venda, obrigado.
🫣🫠
Carlos desculpa, mas a comparação que fazes de trancar o carro com as chaves lá dentro não se enquadra com esta, foi o caso duma avó que foi com o neto dar uma volta, trancou o carro com ele lá dentro e já não conseguiu destrancá-lo, porque a bateria acabou.
ResponderEliminarA esmagadora maioria dos carros, mesmo os que já não usam chave, têm uma fechadura mecânica na porta do condutor que permite abrir o carro quando este não tem bateria ou a pilha da chave-comando acaba (normalmente há uma chavezinha dentro desse comando que dá para tirar e inserir na fechadura), e é isto que a Tesla não tem, com a sua mania de ser tudo electrónico.
É verdade, às vezes parece que o minimalismo é vendido como tendência estética, inovação e modernidade, quando na verdade fazer uma fechadura como deve ser seria simultaneamente mais caro e menos surpreendente, mas os problemas eventualmente surgem. Sobretudo quando já não falamos dos early-adopters que acordam a meio da noite para ler o changelog da última atualização com todo o cuidado.
EliminarA comparação era no sentido de que ficar impossibilitado de abrir um carro do exterior é algo que pode acontecer em qualquer veículo. E digo isso já tendo, precisamente, trancado o carro com a chave lá dentro, a várias centenas de quilómetros de casa (onde tinha a chave suplente). :)
EliminarTer forma de abrir o carro sem bateria, até tem. "Basta" um booster de bateria ligado por fora. Há cabos para isso no para-choques da frente. Destranca o carro e abre o capot. Onde se consegue mudar a bateria (12v).
ResponderEliminarNão é a mesma coisa da chave, mas dá!
https://www.tesla.com/ownersmanual/models/en_us/GUID-34181E3A-B4A7-4658-906A-38C6647B5664.html
ResponderEliminarso abre a mala da frente não as portas
Eliminar