A Mozilla está a testar a geração de descrições de imagens no Firefox, feita localmente com um modelo AI.
Há muito que as imagens nas páginas web podem conter uma descrição de texto, que não só pode auxiliar para efeitos de pesquisa, como também se torna incrivelmente importante para utilizadores com visão reduzida. Infelizmente, nem sempre se incluem essas descrições, motivo que levou a Mozilla a testar a geração de descrições no Firefox.
Os mais recentes modelos AI não têm qualquer dificuldade em descrever imagens (experimentem atirar uma foto para o ChatGPT e será difícil não ficar boquiaberto com a descrição detalhada que faz), mas isso implica enviar a imagem para um serviço na cloud. Neste caso, o Firefox está a usar um modelo AI mais modesto, que ocupa apenas mais 200 MB e pode gerar a descrição da imagem em poucos segundos num computador comum.
A funcionalidade vai ser estreada no editor PDF do Firefox na versão 130. Quando tiver demonstrado estar a funcionar com um nível de qualidade adequado, a Mozilla deverá adoptar o sistema para a navegação na web para utilizadores que utilizem screen readers.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)