A cápsula Starliner levou os seus primeiros astronautas até à Estação Espacial Internacional, mas o seu regresso está a ser igualmente complicado.
A cápsula Starliner teve lançamento complicado e adiado por diversas vezes devido a vários problemas, acabando por ser lançado mesmo com problemas conhecidos que foram considerados não porem em risco a missão. Esses problemas têm continuado, mesmo com a cápsula acoplada na estação espacial, e agora levando a novos adiamentos para o regresso dos astronautas.
A NASA diz que este adiamento do regresso da Starliner, que estava planeado para 26 de Junho, tem vários benefícios, como libertar espaça para operações de astronautas no exterior da estação espacial, sendo esse tempo usado para fazer mais análises dos dados recolhidos sobre a cápsula, que tem continuado a registar problemas. A caminho da estação a cápsula registou mais algumas fugas de hélio e falhas no sistema de propulsão, que teve que ser reiniciado. Durante a fase de reentrada será crítico ter os propulsores funcionais para garantir a orientação correcta da cápsula.
Dizem as más línguas que, por esta altura, os astronautas já estarão a considerar pedir boleia de regresso numa cápsula Crew Dragon da rival SpaceX, que já fez diversos voos com astronautas. O que é certo é que, qualquer falha no regresso dos astronautas, para além da tragédia humana, praticamente colocaria um ponto final - ou pelo menos um longo atraso de vários anos - em todo o programa Starliner.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Esta Boeing é uma vergonha, William Boeing deve dar voltas no caixão. São os aviões e o material espacial, só problemas. Receberam muito mais dinheiro do que a SpaceX e demoraram muito mais e com piores resultados.
ResponderEliminar