A Clouflare criou um sistema que permite apresentar conteúdos do X e Instagram numa página web, mas sem os habituais pontos negativos.
Hoje em dia é praticamente inevitável que, mais cedo ou mais tarde, se acabe por publicar algum conteúdo que inclui uma publicação oriunda do X (Twitter) ou Instagram. Normalmente, a forma mais fácil de o fazer é através do "embed" que coloca uma pequena secção dinâmica com javascript para incluir o respectivo conteúdo. Mas, ao fazê-lo, isso faz com que as páginas tenham obrigatoriamente que confiar nessas plataformas, pois essas inclusões também dão a essas plataformas dados valiosos sobre os visitantes. Adicionalmente, também se sofre a penalização do tempo de processamento acrescido, que pode causar atrasos na apresentação das páginas, que podem chegar a ser de um segundo ou mais.
Nunca se podendo confiar naquilo que as coisas se podem tornar no futuro, há cada vez mais sites que, para evitarem estes riscos, optam por mostrar apenas uma imagem estática do conteúdo que querem exibir, sem scripts; mas a Cloudflare dá uma nova opção. Com o Zaraz a Cloudflare dá aos sites uma forma de fazer a inclusão de conteúdos do X e Instagram, mas com o processamento a ser feito do lado da Cloudflare e não pelo browser do visitante. O resultado é uma página que, apesar de mostrar o conteúdo "embedded", não penaliza os visitantes em termos de privacidade nem desempenho.
Poderá argumentar-se que, ficamos livres dos riscos de integrar conteúdos do X e Instagram, mas passamos a estar mais presos à própria Cloudflare. É verdade, mas quanto a isso, parece-me ser um dos serviços cujos benefícios superam largamente os potenciais riscos que se possa vir a ter no futuro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)