2024/07/15

CPUs Intel continuam a falhar a ritmo anormal

Os CPU Intel Core i9 e i7 de 13ª e 14ª geração continuam a causar erros em jogos e a avariar a ritmo anormal.

A Intel continua a estar em modo de crise para tentar descobrir o que está a causar a falha dos seus CPUs das gerações mais recentes, mas enquanto isso continuam a surgir relatos preocupantes. O estúdio criador do jogo Warframe revelou que 80% dos crashes no jogo acontecem em chips Core i9 da Intel, com os Core i7 a representarem a maioria das restantes falhas. Outros developers, que até agora nunca tinham feito a separação dos relatos de crashes por tipo de CPU, dizem também estar a notar o mesmo.
Estas falhas aparentemente só se fazem sentir em situações em que o CPU esteja a ser utilizado de forma intensiva, com todos os cores em funcionamento, pelo que o problema se torna mais notório no caso de jogos ou outras apps de processamento intensivo e não em uso "normal". No entanto, tendo em conta que quem compra este tipo de chips o faz para jogos ou processamento intensivo, é extremamente provável que todos os utilizadores acabem por sofrer destes problemas de instabilidade.

O resultado imediato é que muitos fãs de longa data da Intel começam a optar por CPUs AMD por precaução. Quanto à Intel, será extremamente importante que rapidamente descubra o que se passa e faça um anúncio público. No passado já passou por situações vergonhosas como o bug de cálculo nos Pentium e conseguiu sobreviver; pelo que o que importa será admitir o problema antes que seja demasiado tarde e perca completamente toda a reputação conquistada ao longo das décadas.


2 comentários:

  1. Gerações 4, 7 e 8 (mobile) queimam muito, já aparecem alguns da geração 12 também com muitos problemas.

    ResponderEliminar
  2. Lesson n° 1! meus pc`s sempre funcionam bem com overclock de fábrica da intel amd esta3com sony ps5 que bloqueia overclock em certos jogos isto têm que se ajustar.

    ResponderEliminar