2024/07/07

Earphones com cabo usam Bluetooth para contornar certificação da Apple

Da próxima vez que comprarem uns earphones Lightning de baixo custo, não se surpreendam se tiverem que ligar o Bluetooth para os usar.

A situação não é nova, mas ainda agora vai apanhando algumas pessoas de surpresa. Apesar do fim das fichas de headphones ter obrigado a maioria das pessoas a optar por earphones e headphones Bluetooth, há quem continue a preferir usar auscultadores com cabo, quer para não se sujeitar ao lag e redução de qualidade dos codecs Bluetooth, quer para não se preocupar com questões de recarregamento e autonomia. No entanto, as coisas não são tão simples quanto se poderia imaginar.

Há pessoas que, depois de comprarem uns earphones com cabo, normalmente com a ficha Lightning da Apple, acabam por descobrir que os mesmos só funcionam depois de os emparelharem via Bluetooth! Algo que parece ser completamente idiota, até se concluir que na verdade se tratam de earphones Bluetooth que só usam o cabo para alimentação, e por esse meio escapando ao processo de certificação que a Apple exige para dispositivos que usem a ficha Lightning.
Isto é algo que acontece há anos, e que se faz sentir predominantemente nos earphones Lightning de baixo custo e de marcas desconhecidas.

Se quiserem uns headphones por cabo, será melhor optarem por uns de marca de confiança que tenham a certificação MFi (Made For iPhone), ou converterem-se ao uso de adaptadores, usando um adaptador de Lightning para ficha de 3.5mm, e de seguida podendo usar quaisquer earphones ou headphones tradicionais com essa ficha.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)