2024/07/11

Gemini Live vai funcionar em background e no lockscreen

O modo interactivo Gemini Live vai poder funcionar em background, e até com o ecrã bloqueado.

A Google está a preparar uma funcionalidade chamada "Gemini Live", que permitirá aos utilizadores terem conversas interactivas com o Gemini diretamente nos seus dispositivos de forma fluida. Revelada no Google I/O 2024, o Gemini Live chegará numa app com funcionamento tradicional, mas também poderá funcionar em background e até no lockscreen.

Na última versão beta da aplicação Google, referências a um "modo em segundo plano" sugerem que os utilizadores poderão continuar as conversas do Gemini Live enquanto utilizam outras app ou quando o ecrã estiver bloqueado. Isto permitirá ter o Gemini sempre disponível à distância de um pedido, e fomentar a sua utilização e interacção com outras apps.
Extensões para aplicações como Google Maps, YouTube, Google Flights e Google Hotels estarão activadas por defeito no ecrã de bloqueio, proporcionando acesso rápido a informações úteis.

Será possível terminar a sessão do Gemini Live dizendo "Parar" ou através de uma notificação persistente. Além disso, a Google está também a a melhorar as funcionalidades do Gemini em dispositivos bloqueados. Actualmente a Google limita as capacidades a coisas simples como pode definir alarmes e temporizadores, sem desbloquear o dispositivo, mas em breve poderá fazer perguntas gerais e obter respostas, assim como enviar mensagens. Veremos se não se torna numa nova porta de entrada para permitir aceder a configurações indevidas ou dados do utilizador, se formos suficientemente "convincentes" para ultrapassar as barreiras do Gemini.

A OpenAI mostrou capacidade de diálogo idêntico no GPT-4o durante a sua apresentação oficial, mas é algo que ainda não disponibilizou publicamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)