Os links curtos do serviço goo․gl da Google deixarão de funcionar a 25 de Agosto de 2025.
A Google já tem uma longa tradição de encerrar serviços, e agora volta a demonstrar porque não é boa prática confiar a 100% na longevidade de qualquer serviço externo, por muito simples que possa parecer, ou mesmo que seja lançado por um gigante da tecnologia como a Google.
A Google já tinha anunciado o fim do serviço de encurtamento de links goo.gl em 2018, mas agora aproxima-se uma fase que terá consequências bem mais notórias. Embora o serviço não permitisse criar novos links curtos, os links já existentes continuavam a funcionar; mas a partir de Agosto do próximo ano todos os links goo․gl deixarão de redireccionar para as páginas devidas, em vez disso enviando os utilizadores para uma página da Google a dizer que já não funcionam.
A internet já tem um grave problema com o chamado "link rot", em que os links deixam de redireccionar para as páginas antigas devido aos sites que deixaram de existir ou sofreram reestruturações que alteraram os endereços das suas páginas. Com o fim dos links goo.gl a Google contribuirá por fazer com que mais alguns milhões (dezenas, centenas de milhões?) de links fiquem inacessíveis.
Como se isto não fosse já suficientemente ridículo, temos ainda o cúmulo de, na altura, a Google anunciar o encerramento do serviço goo.gl para incentivar os developers a mudarem para os Firebase Dynamic Links... um serviço que entretanto a Google também encerrou.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este encerramento é mesmo nojento...
ResponderEliminar💩🤢