2024/07/16

Notícias do dia

Elon Musk confirma adiamento do Robotaxi; OnePlus apresenta Nord 4 e OnePlus Pad 2; MG Motor prepara fábrica em Espanha para escapar a taxas da UE; nas promoções temos o rato wireless Logitech MX Master 2S Bluetooth a €55; e a Cloudflare alerta para os hackers que aproveitam novas vulnerabilidades em minutos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Apple, Nvidia e Anthropic usaram vídeos do YouTube para treinar AI

Diversas empresas têm usado milhares de vídeos do YouTube para treinar seus modelos AI, muitas vezes sem o conhecimento ou consentimento dos criadores. Uma investigação revelou que gigantes da tecnologia como a Apple, Nvidia, Anthropic e Salesforce têm usado as legendas de mais de 173 mil vídeos do YouTube para melhorar seus sistemas AI. Esta prática vai contra as regras do YouTube, que proíbe a extracção de materiais da plataforma sem consentimento.

A investigação mostrou que estas legendas vieram de canais educativos como Khan Academy e MIT, e também programas populares como "The Late Show with Stephen Colbert." Também diversas vedetas do YouTube como MrBeast e PewDiePie tiveram seus vídeos usados para este fim. Vários criadores e representantes de canais manifestaram a sua preocupação com a total falta de respeito e o potencial prejuízo que esta prática traz para seus meios de subsistência.


YouTube Music testa rádio AI

Além da pesquisa de músicas por som, o YouTube Music está a testar uma nova funcionalidade de "rádio conversacional gerada por IA" nos EUA para utilizadores Premium. Esta funcionalidade permite criar uma estação de rádio personalizada ao descrever exactamente o que se deseja ouvir.

Os utilizadores verão um cartão "Peça música da forma que quiser" no seu feed para aceder a esta funcionalidade, bastando de seguida escrever o pedido ou escolher entre sugestões para solicitar o estilo de música pretendida. Por agora em versão experimental, serve como indicador de que no futuro nos arriscamos a ter conteúdos gerados por medida, tanto a nível de texto e música, mas inevitavelmente também a nível de vídeos e até jogos.


Kaspersky encerra nos EUA

Sem grandes alternativas, a empresa russa de cibersegurança Kaspersky Lab está a encerrar nos EUA e a despedir os seus funcionários após o Departamento de Comércio dos EUA proibir a venda do seu software com efeito a partir de 20 de Julho. Esta decisão segue-se a preocupações de segurança nacional de que o software Kaspersky poderia ser explorado pelo governo russo para espionagem ou sabotagem. A Kaspersky, que vende os seus produtos nos EUA desde 2005, anunciou que irá encerrar as suas operações nos EUA de forma gradual, e que afectarão cerca de 50 funcionários.

A proibição do Departamento de Comércio também impede atuaclizações para o software Kaspersky existente nos EUA a partir de 29 de Setembro, tornando o software menos eficaz ao longo do tempo e levando à inevitabilidade de que tenha que ser abandonado e trocado por outras soluções. Apesar de negar qualquer irregularidade e inicialmente planear contestar a proibição em tribunal, a Kaspersky acaba por se resignar a que esta seria uma batalha impossível de ganhar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Além do Cubo Mágico, o Relógio de Rubik foi outro dos puzzles mecânicos que fascinou o mundo no final da década de 80. O actual recorde da sua resolução é de 2.87 segundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)