A associação GSMA finalizou o mais recente standard RCS (Universal Profile 2.7) com novas funcionalidades de reacções, respostas e edição de mensagens.
O RCS (Rich Communication Services) vem dar continuidade à evolução dos SMS e MMS, adoptando muitas das funcionalidades e capacidades que hoje em dia assumimos como "normais" nos serviços de mensagens. Com o Universal Profile 2.7, o RCS ganha: capacidade para o envio de reacções, não só pré-definidas como reacções escolhidas pelo utilizador (não só emojis como também imagens ao estilo dos Stickers ou Photomoji); respostas específicas a mensagens; e também edição e eliminação de mensagens já enviadas. Tudo coisas que já estamos habituados a ter nos serviços de mensagens mais populares.
Isto vem facilitar a igualdade de capacidades entre o RCS e os demais serviços de mensagens (como o WhatsApp, Messenger, iMessage, etc.) e torna-se ainda mais importante agora que a Apple, finalmente, também aderiu ao RCS. Quer isto dizer que, as pequenas incompatibilidades que ainda vão existindo a nível de comunicar entre Androids e iPhones, estão destinadas a reduzirem-se cada vez mais, deixando de existir desculpas técnicas para que a Apple não trate os RCS da mesma forma que as iMessages (mas certamente lá terá as suas desculpas não-técnicas).
Outra coisa que esta implementação adiciona aos RCS é a capacidade de reportar spam, facilitando o processo de identificar números envolvidos no envio de mensagens de spam, burlas e fraudes, que serão comunicados ao operador de telecomunicações. Uma proposta mais simples do que obrigar os clientes a terem que procurar onde e como fazer o processo de reportar este tipo de incidentes, e que normalmente resulta apenas numa lista sempre crescente de números bloqueados sem que sejam comunicados a qualquer entidade ou autoridade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)