2024/07/12

UE acusa X de violar regras europeias

A UE está a avisar o X (Twitter) de Elon Musk que se arrisca a multas pesadas por violar o DSA (Digital Services Act).

A Comissão Europeia refere que o X está a violar o DSA em diversas áreas, a nível das exigências de transparência, acesso a dados para investigadores, proibição do uso de dark patterns, e também à forma como a plataforma implementa os utilizadores "verificados".

Originalmente, o Twitter reservava o popular visto azul como forma de diferenciar contas que tinham sido verificadas como pertencendo à pessoa ou entidade em questão, de modo a que não fossem confundidas com contas falsas que pudessem usar nomes idênticos. Mas, quando a plataforma foi comprada por Elon Musk, o sistema foi mudado, sendo agora aplicado a qualquer conta que pague a subscrição do serviço. De elemento desejado, a marca de verificação passou a ser tão mal vista que a plataforma até adicionou uma opção que permite escondê-la!
Talvez seja o momento ideal para esta multa, já que permitirá estrear a mais recente funcionalidade que o X está a preparar, dos utilizadores poderem dizer que não gostam de certas coisas - em vez de apenas poderem dizer que gostam.

O X também parece ter adicionado uma nova capacidade, dos utilizadores poderem oferecer uma conta paga a outros utilizadores, o que não deixa de ser uma forma irónica de Elon Musk facturar mais alguns euros, por conta de alguns fãs que achem piada colocar a marca de "conta paga" em utilizadores que critiquem a plataforma e Elon Musk.

3 comentários:

  1. Acho que começa logo a violar as regras ao encher a plataforma com bots e publicidade de fraude, claras mentiras e desinformação em geral. Há tanto bot no twitter que até mete impressão

    ResponderEliminar
  2. Não entendo porque razão os políticos insistem em continuar no "Xitter" quando já existem várias alternativas. Se os políticos passassem a fazer declarações noutro lado a seguir saiam também os jornalistas, e no fim restavam apenas os bots, trolls e nazis com visto azul.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Twitter era utilizado muito antes dos políticos e jornalistas lá chegarem... já que querem estar onde costumam estar as pessoas em maior escala. Para se mudarem terá de aparecer uma nova plataforma que tenha tanta gente lá e a utilizar a plataforma de forma activa e porque querem realmente lá estar, que então vale a pena investirem energia em estar presentes nessa nova plataforma.

      Eliminar