A plataforma X, de Elon Musk (ex-Twitter), está a testar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores sinalizar publicações duvidosas para verificação de factos, expandindo o serviço Community Notes.
A conta Community Notes no X confirmou o lançamento de um teste piloto na versão web da plataforma. Esta funcionalidade estará em breve disponível para Android e iOS. Os utilizadores elegíveis poderão clicar no menu de qualquer publicação e solicitar a verificação de factos por parte dos principais contribuintes. Se forem recebidos cinco ou mais pedidos num prazo de 24 horas, será adicionada uma Community Note que acrescenta contexto adicional ou esclarece a sua credibilidade.
Para solicitar uma Community Note, os utilizadores devem ter o número de telefone verificado, podendo fazer até cinco pedidos por dia. Os principais contribuintes, cujas notas são classificadas como úteis, irão rever estes pedidos. O X diz também que teve em consideração o potencial uso abusivo, dizendo que tem sistemas que tentam assegurar que as notas são apenas adicionadas a publicações que nova funcionalidade foi desenhada para prevenir spam e garantir que as notas são adicionadas apenas às publicações que realmente necessitam de esclarecimento.Introducing — by popular demand — Request a Community Note. Think a post could benefit from a note? Request one. If there are enough requests, top contributors will be alerted and can propose notes. For everyone on X, it’s a way to help. For contributors, it’s a way to see where… pic.twitter.com/SJ56GkM19R
— Community Notes (@CommunityNotes) July 18, 2024
Veremos se esta medida será suficiente para apaziguar as relações com a UE, uma vez que tem em curso um processo contra o X que Elon Musk tem criticado publicamente como sendo uma afronta à liberdade de expressão, e que lhe tinha sido proposto um "acordo secreto" que todas as demais plataformas aceitaram e que só ele recusou - leia-se: foi-lhe dito que se cumprisse a lei europeia não levaria com o processo que está a levar.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)