Pela primeira vez, a BMW superou a Tesla na venda de eléctricos na Europa - mas o Model Y continua a ser o modelo mais vendido.
Apesar das queixas de alguns fabricantes de que a procura de automóveis eléctricos tem estado a abrandar, temos o marco histórico de, pela primeira vez, a BMW ter vendido mais modelos 100% eléctricos do que a Tesla na Europa. No entanto, é um marco que tem que ser visto em contexto, e que tem particularidades curiosas.
A BMW vendeu 14.869 automóveis eléctricos em Julho de 2024, face aos 14.581 automóveis vendios pela Tesla. Uma vitória à justa por parte da BMW, que tem registado boas vendas dos seus iX1 e i4, face a uma queda dos Model Y e Model 3 da Tesla. Ainda assim, o modelo eléctrico mais vendido continua a ser o Model Y da Tesla, por grande margem, seguido do Volvo EX30, VW ID.4, e com o Model 3 a ficar na quarta posição, seguido pelo Skoda Enyaq. A BMW só surge a seguir, com o iX1 e i4.
Olhando-se para as vendas desde o início do ano o panorama é bastante mais favorável à Tesla, que lidera com mais de 178 mil unidades vendidas, com a BMW a ficar-se por menos de 98 mil veículos.
Veremos se a Tesla se sente ameaçada ao ponto de acelerar o lançamento da versão remodela do Model Y, que tem estado em desenvolvimento e que alguns rumores indicavam que poderia ser lançada ainda este ano, mas que Elon Musk assegurou que não aconteceria até ao próximo ano. Mas considerando que o Model Y continua a ser modelo mais vendido com margem bastante confortável, não me parece haver (ainda) motivos para que a Tesla se sinta pressionada a fazê-lo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)