2024/08/14

Google lança Gemini Live para conversas continuadas

A Google revelou o Gemini Live, que serve de resposta ao Advanced Voice Mode do ChatGPT, permitindo conversar naturalmente com o assistente digital.

Agora que finalmente parece ter começado a colocar em ordem todos os seus projectos e decidido pelo nome Gemini, a Google começa a entrar na fase da evolução do velho Google Assistant para um novo modelo capaz de estar à altura das expectativas dos consumidores. O Gemini Live é mais um passo nesse sentido.

O Gemini Live possibilita uma interacção natural por voz, com respostas que prometem ser imediatas (não tão imediatas quanto o Advanced Voice Mode do ChatGPT) e permitindo a interrupção por parte do utilizador (também nem sempre correctamente detectado). Constitui um importante passo no sentido de nos aproximarmos daquilo que se imagina que um assistente AI seja, mas que por agora - e tal como o modo de voz da OpenAI - fica limitado apenas aos clientes pagantes do Gemini AI. Teria sido bastante mais simpático se a Google o disponibilizasse gratuitamente para todos os subscritores de serviços Google, ou pelo menos para os utilizadores com smartphones Pixel.



Sem dúvida que também o Gemini Live irá estar sujeito a comportamentos estranhos (como os que atormentaram o ChatGPT) e não deverá demorar para que se descubram alguns deles. Mas, e mesmo tendo sempre em conta que as respostas dos modelos AI podem ser "alucinadas" e completamente erradas, não deixará de ser uma nova forma de interacção, maioritariamente útil no sentido de facilitar o acesso à tecnologia a todas as pessoas, falando.

1 comentário:

  1. Tinha sido uma boa jogada se metessem a voz da Scarlett Johansson como primeira opção.

    ResponderEliminar