2024/08/27

Samsung promete 7 anos de actualizações para Smart TVs

A Samsung compromete-se a assegurar sete anos de actualizações para as suas Smart TVs, começando nalguns modelos de 2023 e 2024.

Depois dos esforços feitos a nível de prolongar as actualizações nos smartphones, a Samsung faz o mesmo noutra gama de produtos onde isso se torna igualmente indispensável: as smart TVs.

Muitos são os consumidores que, depois de terem investido numa Smart TV, a vêem perder capacidades e funcionalidades ao longo dos anos, à medida que deixam de receber actualizações e perdem acesso a coisas como o YouTube, Netflix, etc. Um cenário extremamente desolador tendo em conta que, ao contrário dos smartphones e tablets, onde se pode "tolerar" que precisem de ser trocados ao fim de alguns anos, uma Smart TV espera-se que se mantenha em uso por bastante mais tempo, preferencialmente por uma década ou mais - se não tivemos o azar de levar com uma avaria pouco depois de terminar o período de garantia.

A garantia de 7 anos de actualizações para Smart TVs é bem-vinda, mas resta saber se não será penalizada pela promoção das funcionalidades "AI" (a Samsung tem falado frequentemente de AI TVs), e que potencialmente poderão estar associadas a um serviço de subscrição que, raramente, resulta a favor dos consumidores a longo prazo - veja-se o que se tem passado com os Echo Show da Amazon.

1 comentário:

  1. acho que nem havia de ser necessário um fabricante prometer atualizações. A união europeia devia era começar a obrigar os fabricantes a duas coias: ou fornecem atualizações aos equipamentos enquanto existirem como empresa ou disponibilizam todos os documentos em regime opensource sobre o produto em si. Eu como cliente de um automóvel, não posso esperar que ao longo da vida útil vá perdendo características. Quem diz de um automóvel, de uma máquina de lavar loiça. Se não conseguem assegurar atualizações: não as coloquem ou abram mão delas. Mais respeito por quem gasta dinheiro. Se eu gasto dinheiro num produto, foi por ele inteiro

    ResponderEliminar