2024/08/30

Spotify acusa Apple de bloquear acesso ao volume

A app do Spotify para iOS deixa de poder ajustar o volume nas colunas externas usando os botões de volume, dando origem a nova acusação contra a Apple.

A Spotify está novamente em conflito com a Apple, desta vez devido a uma alteração que poderá violar as regulamentações da União Europeia ao abrigo do Digital Markets Act (DMA). O Spotify diz que a decisão da Apple de impedir os utilizadores Spotify de controlarem o volume em dispositivos externos através dos botões físicos dos iPhones pode estar em contravenção com os requisitos de interoperabilidade do DMA.

Anteriormente, os utilizadores da Spotify no iOS podiam ajustar o volume em colunas e dispositivos externos utilizando os botões físicos do iPhone enquanto transmitiam através do Spotify Connect. No entanto, devido a alterações feitas pela Apple, essa funcionalidade foi removida. Agora, os utilizadores da Spotify terão de utilizar o controlo deslizante de volume no menu Spotify Connect dentro da aplicação para ajustar o volume - a partir de 3 de Setembro. O ponto em questão é que, apesar da Apple bloquear esta funcionalidade ao Spotify, continua a disponibilizá-la para nos dispositivos via Bluetooth, AirPlay ou dispositivos Android. A Spotify argumenta que a decisão da Apple pode violar o DMA, que obriga os gatekeepers como a Apple a fornecer aos serviços de terceiros o mesmo acesso ao hardware e software que os seus próprios serviços utilizam.
A Spotify solicitou à Apple que introduza uma solução semelhante para aplicações de terceiros, semelhante ao que é oferecido aos utilizadores do Apple HomePod ou Apple TV. No entanto, a Apple respondeu que as aplicações devem integrar-se com o HomePod para aceder a essa tecnologia de controlo de volume.

No passado já vimos coisas idênticas que, na altura, estavam relacionadas com patentes da Sonos e que também limitavam o uso de ajuste de volume em dispositivos multi-room. Mas desta vez, se a Apple continua a manter a funcionalidade para os seus produtos, vai ser mais complicado justificar porque motivo não permite que serviços concorrentes possam fazer o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)