2024/09/09

Apple apresenta iPhone 16 e 16 Pro com novo botão

A nova geração iPhone 16 foca-se nas capacidades Apple Intelligence e novo botão para a câmara.

iPhone 16

O iPhone 16 mantém a oferta em dois tamanhos, 6.1" e 6.7", agora com novas cores, e novos botões, incluindo um botão de acesso rápido e controlo da câmara. Desta vez, e por "obrigação", o iPhone 16 dá um salto duplo no chip utilizado, passando a usar o A18 (3nm) em vez do A16 Bionic usado no iPhone 15, como já era imaginado para poder ter acesso às funcionalidades Apple Intelligence.

Apple Intelligence e Visual Intelligence

As funcionalidades Apple Intelligence são dos grandes destaques da Apple para esta geração, e encontram-se espalhadas pelo sistema um pouco por todo o lado, dos resumos de emails e das notificações, à compreensão melhorada da Siri, à remoção de objectos indesejados. Além de permitir pesquisar fotos de forma mais evoluída, até permite pesquisar por momentos em vídeos. Isto é complementado pelo novo Visual Intelligence que, na prática, acaba por ser a resposta da Apple ao Google Lens, permitindo pesquisar e reconhecer elementos visuais, acessíveis directamente através do novo botão.

Tudo isto só peca pelo aspecto de, primeiro, só começar a ser disponibilizado de forma faseada ao longo das próximas actualizações; e segundo, só estar disponível em inglês. Só no próximo ano é que a Apple começará a lançar o Apple Intelligence noutras línguas, e não havendo qualquer referência a português, ou sequer se estas funcionalidades ficarão disponíveis na UE.

Satélite e preço

A Apple também expande o serviço satélite para poder ser usado não só em emergências mas para comunicações normais quando se está em locais sem rede. Uma funcionalidade que se arrisca a parecer arcaica com a Starlink a fornecer acesso satélite em qualquer smartphone convencional sem necessidade de hardware adicional (e a Apple continua sem dizer quanto é que isto irá custar depois do período de oferta que tem sido prolongado).

O iPhone 16 e 17 Plus começam nos $799 e $899 nos EUA.


iPhone 16 Pro e Pro Max

O iPhone 16 Pro e Pro Max chegam com ecrãs de 6.3" e 6.9" com margens mais reduzidas que nunca, A18 Pro de 3nm, e novas câmaras de 48 MP - o modelo 16 Pro também inclui a câmara tetraprisma 5X que na geração anterior só era incluída no Pro Max, gravação de vídeo 4K a 120fps, quatro microfones com gravação de som Spatial Audio, etc. No entanto, continua a "tradição" de algumas/muitas funcionalidades ficarem prometidas para mais tarde: até a capacidade de se pressionar no novo botão da câmara para fixar a focagem só chegarão mais tarde, através de uma actualização.
As capacidades de captura de vídeo, foto, e áudio recebem nova dose de melhorias que o tornam ainda mais adequado para trabalhos profissionais que a geração anterior. Menos compreensível é, ao anunciar os novos carregadores MagSafe mais rápidos, a Apple tenha dado destaque a que existam em versões com cabo de 1m, e 2m; enfim!
Também os iPhone Pro ficam disponível a 20 de Setembro, com preços que começam nos $999 para o iPhone 16 Pro e nos $1199 para o iPhone 16 Pro Max, mas com o detalhe do iPhone 16 Pro base só vir com 128 GB enquanto o 16 Pro Max base vem com 256 GB, o que por si só já explica parte do diferencial de preço.

A Apple mantém em comercialização os iPhone SE ($429), iPhone 14 ($599), iPhone 15 ($699).

Actualização: Preço dos iPhone 16 e 16 Pro para Portugal.


Vídeo do evento:


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)