2024/09/23

Ecrã nano-OLED chega aos 84.000 PPI

Investigadores criaram um ecrã OLED com os mais pequenos píxeis de sempre, podendo superar os 84.000 PPI.

Os PPI (pixeis por polegada) são uma medida que indica a densidade dos pixeis por área, e que num smartphone se situam em valores de cerca de 400-500 PPI. Mas há aplicações em que se deseja ter uma densidade superior, como para uso em óculos VR em que os ecrãs ficam a curta distância do ecrã, e as coisas parecem estar bem encaminhadas. Investigadores criaram um sistema que permite criar pixeis nano-OLED com tamanho de apenas 100 nm, os mais pequenos de sempre, possibilitando criar ecrãs OLED com 84.000 PPI ou até mais.
Para referência, até um ecrã topo de gama como o que é usado nos óculos Vision Pro da Apple se fica pelos 3.386 PPI, e aqui estamos a falar de ecrãs com mais de 20x a densidade de píxeis.

Potencialmente, estes ecrãs possibilitariam a criação de imagens indistinguíveis da realidade em termos de resolução, já que seria impossível ver os píxeis individuais. Por outro lado, também facilmente se pode imaginar toda a demais complexidade associada com lidar com ecrãs que poderiam ter resoluções "alucinantes" de algo como 74 mil pixeis por 60 mil pixeis(!) que, nesta fase, seriam tecnicamente irrealistas. Mas, podemos sonhar com o dia em que tal seja possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)