Hoje em dia a instalação de painéis solares passou a ser algo bastante mais acessível do que era há algumas décadas, fazendo com que se torne numa proposta vantajosa para a maioria das pessoas. Dito isso, quando se trata de instalações de grandes dimensões, o que manda são os "números", e é aí que a Google quer tornar o Google Earth mais útil.
Com a integração com a Solar API, será muito mais fácil criar ferramentas que permitem avaliar a instalação de painéis solares, introduzindo-se o custo de instalação e rendimento pretendido, e ficando com uma ideia mais realista do retorno que se irá obter, tendo em conta os dados de exposição solar.
Infelizmente, não parece que isto seja algo que vá ficar disponível (gratuitamente) para o público em geral. Sendo que tal seria interessante se a Google disponibilizasse uma ferramenta assim com limites ajustados para pequenas instalações residenciais.Google Earth will soon integrate with Solar API to provide solar feasibility assessment for large commercial roofs and parking lots. Evaluate solar feasibility faster for early stage designs with advanced solar data and rooftop imagery, Learn more: https://t.co/nzhy5ODyj4 pic.twitter.com/RE0aNxQIa3
— Google Earth (@googleearth) September 27, 2024
A API já está disponível há alguns anos, e é paga.
ResponderEliminarSegundo a publicação será apenas para "large commercial roofs and parking lots" que são as superfícies mais fáceis de trabalhar.
A API que existe permite dimensionar para quase qualquer tipo de superfície, mas não substitui uma ferramente dedicada de planeamento PV.
É útil para simulações rápidas e mostrar alguns dados ao cliente.