2024/09/17

Instagram passa adolescentes para contas "teen" mais restritas

O Instagram está a lançar novas "Conta Teen" para utilizadores com menos de 18 anos, aplicando medidas de privacidade e segurança mais rigorosas.

A partir de hoje, estas novas Teen Accounts serão aplicadas tanto aos novos utilizadores como aos utilizadores adolescentes já na plataforma, com as contas a adoptarem uma pré-definição de modo privado e protecções que limitam mensagens de desconhecidos, e "modo de descanso" que silencia notificações das 22h às 7h. Os adolescentes poderão escolher conteúdo apropriado para a sua idade nas recomendações e páginas Explorar, com tópicos como desporto, viagens e animais de estimação. O Instagram continuará a limitar o tipo de conteúdo que os jovens podem ver no Reels e na página Explorar, enviando lembretes para incentivá-los a fazer pausas. Os pais terão mais controlo, podendo ver quem os seus filhos enviaram mensagens na última semana (sem ler as mensagens) e decidir quando activar o Modo de Descanso.

Os adolescentes com 16 anos ou mais terão mais liberdade para ajustar estas definições, mas os utilizadores mais novos precisarão de permissão dos pais para fazer alterações como tornar a conta pública. Esta actualização será lançada inicialmente nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá, com expansão para a UE ainda este ano.
Obviamente, todas estas medidas se tornam inconsequentes se os adolescentes criarem contas e mentirem sobre a sua idade, algo que inevitavelmente acaba por levar a medidas mais "abusivas" de verificação de idade, que levam a novos métodos para as tentar contornar, etc. etc.

Embora estas medidas possam ser bem vindas, há que lembrar que tanto o iOS como o Android já disponibilizam ferramentas bastante versáteis a nível de limitar o uso excessivo de apps e smartphones, de forma mais global e que se pode aplicar a todas as apps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)